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Como escolher Agência de Marketing Digital em SP?

agencia de marketing digital sp

Você sabe como escolher uma agência de marketing? Se você já passou por isso, certamente sabe o quanto isso é difícil! Afinal, existem muitas agências por aí… Qual é a diferença de uma para outra? Eu identifiquei 12 principais tipos de agências, os quais vou detalhar aqui, e acredito que sejam os principais para você que está buscando otimizar os resultados da empresa.

#1 Agência digital. O que seria uma agência digital? É uma agência de marketing digital, ou seja, trabalha estratégias de marketing na Internet para poder levar as marcas ao conhecimento dos usuários, seja através do Google, seja através das redes sociais. Uma agência digital é uma agência mais generalista e não tem um foco em algo mais específico dentro do marketing digital. É apenas uma agência que olha a sua marca e todos os canais e possibilidades de estratégia. Então, ela é muito boa para quem nunca fez nenhum tipo de ação e está começando a desenvolver a sua marca na Internet, já que ela vai ter um panorama muito maior para trabalhar a sua marca e vai conseguir identificar as melhores oportunidades.

#2 Produtoras de sites. O que são as produtoras de sites? São agências com foco em webdesign, ou seja, criar o site da sua empresa, o portal do seu negócio, criar o e-commerce da sua marca, enfim, criar a parte visual misturada com código fonte. Portanto, são agências que têm tanto times de programadores quanto designers trabalhando em conjunto para entregar para o cliente uma solução que seja visualmente bonita e funcional para o cliente final.

Então, agências produtoras de sites (embora elas não se autodenominem assim) são agências que têm como COR, como expertise, desenvolver sites. Esse tipo de agências é muito bom para quem quer criar um site apenas e não tem outras necessidades, porque elas vão mais a fundo na necessidade do cliente, vão briefar o cliente muito melhor e vão oferecer outras etapas do processo que talvez outros tipos de agência não vão fazer, como, por exemplo, a arquitetura da informação, a usabilidade e a acessibilidade. Portanto, se você quer um site muito bem elaborado, procure uma agência com foco em produção de sites.

#3 Agência de inbound marketing. O que seria uma agência de inbooud? É uma agência que foca em marketing de atração, que nada mais é do que pegar o visitante do seu site e lapidá-lo como um diamante para ele chegue ao time de vendas e este o conquiste. Portanto, são agências focadas em transformar o seu site, a sua marca, enfim, a sua presença digital num grande funil onde o cliente, quando acessa algum conteúdo da sua empresa, passa a fazer parte desse funil e a receber e-mails, sugestões para baixar ebooks, enfim, uma série de estratégias que vai elevar cada vez mais o seu prospecto, o seu lead para converter em um futuro cliente.

Então, se o seu foco agora é o resultado em vendas, procure uma agência de inbound marketing, porque, com certeza, elas estão mais alinhadas e muito mais antenadas em marketing focado em resultados em vendas.

#4 Agência de conteúdo. O que é uma agência de conteúdo? É uma agência que vai criar conteúdo! Então, se você quer criar um e-book ou uma fanpage ou se você tem a necessidade de criar algum tipo de base de conhecimento, procure uma agência de conteúdo. Se você já percebeu que a venda não está acontecendo ou se você está tendo dificuldade em evoluir com o cliente, é porque ele ainda não está preparado e você precisa se relacionar, engajar com ele.

Há muitas empresas que acham que engajamento não gera vendas. Errado! Engajamento faz parte do processo, porém, se você tem necessidade de pontuar o engajamento, você deverá procurar uma agência focada em marketing de conteúdo, porque ela vai levar para você uma estratégia muito mais eficiente.

#5 Agência de performance. O que seria uma agência de performance? Performance é toda a vez que você precisa colocar o seu site bem posicionado nos mecanismos de busca, colocar a sua página, a sua fanpage, bem posicionada para os potenciais clientes ou prospects da sua marca. Uma agência de performance é expert em se relacionar com plataformas de mídia programática, com players de mídia digital como Google, Facebook, LinkedIn, Instagram e todos os canais que existem para você divulgar a sua empresa.

Então, toda a vez que você perceber que o que está faltando é tráfego, ou seja, pessoas acessando os seus conteúdos e o seu site e entrando em contato com os seus canais, uma agência de performance, com certeza, vai ser muito mais eficiente, porque tem a expertise de se relacionar com as mídias digitais e conhece todas as técnicas, táticas e estratégias necessárias para você ter muito mais tráfego.

#6 Agência de SEO. SEO, para quem não sabe, significa Search Engine Optimization. E o que é que isso significa? Significa otimizar o seu site para o Google. Se você percebeu que o que está faltando é aparecer bem posicionado na busca orgânica, corra atrás de uma empresa focada em SEO, ou seja, uma agência que preste serviço de consultoria SEO, pois ela vai identificar as melhores estratégias para você ranquear melhor o seu site.

#7 Agência de social media. O que seria social media? Social media é trabalhar as redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, enfim, a rede social que faça mais sentido para o seu negócio. Se você percebeu que o que está faltando para a sua marca dar o próximo passo e subir para um outro nível é começar a aproveitar esses mecanismos digitais e as redes sociais, principalmente se você é um e-commerce, então procure uma agência de social media. Assim, quando você quiser monitorar o que estão falando da sua marca, captar insights dos seus clientes, como também monitorar reclamações, elogios, sugestões, uma agência de social media vai ser muito mais eficiente nesse serviço.

#8 Agência de design. Antigamente, era chamada de agência de design gráfico, mas entrou em desuso, porque agora é necessário conciliar o design digital com o design gráfico, senão não sobrevive. Então, a agência de design é aquela que está focada em criar o material de papelaria da sua marca (pasta, folder, cartão, etc.) e vai construir isso tudo com base em muita pesquisa, estudo, profundidade. É, portanto, a agência ideal quando você quer construir algo mais intangível, mas quer concretizar isso em pequenos elementos de identidade visual.

Se você está começando a criar e a colocar a sua marca no mercado, uma agência de design é ideal, porque ela vai dar essa identidade, que cobre esse chute inicial para que você consiga construir uma marca de sucesso.

#9 Agência de branding. O que seria uma agência de branding? É uma agência de construção de marca. Se o seu objetivo é criar uma marca, um logotipo, um elemento que crie uma distinção entre você e os seus concorrentes, e você quer alguém que vá muito a fundo na semiótica, na gestáltica, no imaginário das pessoas quanto a marcas, procure uma agência de branding. Com certeza, ela vai ajudar você a encontrar o melhor signo, a melhor tipografia e a forma como isso será consolidado.

Às vezes, a agência de branding e a agência de design são a mesma agência, mas também existem de forma isolada.

#10 Publicidade e propaganda. O que é uma agência de publicidade e propaganda? É a agência clássica, que vai construir estratégias para televisão, rádio, cinema, ponto de venda, etc. É, portanto, a agência mais tradicional e a maior dentro do mercado publicitário. As agências de publicidade e propaganda têm braços em quase todas áreas mencionadas acima, mas ainda têm uma visão muito mais offline, isto é, muito mais voltada para as mídias tradicionais do que para os meios digitais.

Então, se você é uma grande marca e quer uma agência que vá trabalhar com você a construção do branding awareness, que é o índice de lembrança de marca, presença, market share, procure uma agência de publicidade e propaganda. Mas prepare o bolso, porque é caro!

#11 Agência 360° ou full service. O que são agências 360°? São agências que fazem tudo! Às vezes, o problema de fazer tudo é que não tem foco em nada, mas outras vezes fazer tudo também é legal. Então, se a sua marca tem presença digital e presença offline, se a sua empresa está na Internet e fisicamente ao mesmo tempo, uma agência 360°, ou full service, é a ideal, porque é aquela que busca atender o cliente independentemente da mídia onde ele estiver e da sua estratégia.

Então, se você precisa de uma agência que atenda você em todos os canais, muito facilmente uma agência 360° será a melhor opção. Exceto quando você tem uma necessidade pontual, porque, por ela ser muito abrangente, acaba não tendo um foco específico. Caso contrário, é excelente, porque você contrata apenas um fornecedor que atende em várias frentes.

#12 Agência estratégica. Pessoalmente, é o modelo que eu mais gosto hoje. Eu já tive quatro agências: a primeira foi de design, a segunda foi digital, a terceira foi uma agência 360°, e hoje eu tenho uma agência estratégica. E por que é a que eu mais gosto? Porque tem uma atuação muito mais consultiva com o seu cliente, deixando de ser apenas um fornecedor passivo que executa aquilo que é demandado. Atua, portanto, numa prestação de serviços junto a uma consultoria e precisa de ter um cliente que entenda que o fornecedor vai questionar e que, muitas vezes, não vai entregar o que foi pedido.

O modelo de agência estratégica funciona quando você percebe que o seu negócio está num ponto do qual não consegue sair e evoluir para um novo patamar. A agência estratégica vai ver o cenário em volta e encontrar os melhores canais e as melhores estratégias.

Por isso, é o modelo que eu mais gosto hoje de atuar, porque tem esse viés de consultoria, de entrar um pouco no negócio e questionar a sua estrutura, o seu modelo, o seu produto. Se você quiser conhecer a minha agência, acesse o site: http://general.marketing.

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