Diego Brito
 

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

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Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

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Como lidar com as críticas e aprender com elas

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como receber criticas

Às vezes, ficamos pensando em como gostaríamos de ser mais elogiados e de receber mais palmas para aquilo que fazemos. Mas você já parou para pensar que o que faz você crescer, não é o elogio, mas sim a crítica, principalmente aquela que dói no ego?

É importantíssimo saber lidar com as críticas e usá-las para, no futuro, ter mais elogios. Afinal, o elogio não vem do nada. Você vai ser elogiado na medida em que você tiver uma entrega de resultado na sua vida, no seu trabalho, naquilo que você faz baseado em várias críticas. E a crítica vai vir do seu professor, do seu cliente, da sua família. Todo o dia alguém vai apontar o dedo para você.

É claro que nem todo o mundo que te critica está “credenciado” para fazer uma crítica que você deva levar em consideração. Mas você precisa começar a entender que o seu ego, às vezes, impede que você consiga pegar nessa crítica e transformá-la em algo que lhe traga um input de resultado mais efetivo no seu negócio.

Um exemplo simples: mercado de serviços. Se você é um prestador de serviços e o seu cliente lhe disser que não se sentiu bem atendido e que o trabalho não foi bem realizado, você deveria encarar isso como uma afronta à sua prestação de serviço, como algo que vai de encontro ao seu trabalho e que a sua empresa não é assim. Se você levar em consideração que a crítica do seu cliente é algo valioso e que deve ser colocada dentro do processo que vai fazer diferença para o seu cliente e para você também, você passa a diminuir o impacto negativo daquela crítica, e o seu cliente muitas vezes se esquece que o criticou.

Então, isso é uma coisa clara no marketing em vendas. Quando uma crítica é ouvida e aceita, ela é simplesmente extinta. Por isso, convido você a extinguir as suas críticas e começar a trazer mais resultado para aquilo que você faz. Assim, lá no futuro, a partir do momento em que você aprender a lidar com as críticas, você vai receber os aplausos e os elogios. Mas lembre-se sempre de que o resultado não é construído de palmas, e sim de críticas!

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