Diego Brito
 

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

Quer me convidar para palestrar em seu evento? Me mande uma mensagem.

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

Facebook Twitter LinkedIn Google+  

Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago (INSIGHT)

223
ensaio sobre a cegueira insight

Tenha mais atenção. Como já dizia o grande José Saramago, “se podes olhar, vê; se podes ver, repara”. Por isso, aprenda a enxergar além, a ouvir mais. E como você pode fazer isso?

Em primeiro lugar, você tem que entender que a vivemos num mundo muito rápido, e nesse mundo rápido pressupõe-se que as pessoas também sejam rápidas, mas o fato é que não somos. Nós sempre temos um certo delay para nos ajustarmos.

Não sei se você sabe mas o ser humano enxerga um espectro visível de um determinado tamanho, enquanto outras espécies de animais enxergam mais. E esse mais pode ser o infravermelho ou o ultravioleta..

Essa metáfora é para lhe mostrar que nem tudo aquilo que você vê é o que está sendo mostrado para você. É fundamental que você, profissional de marketing, empreendedor, tenha uma percepção mais atenta, um olhar mais criterioso. E se você não tem esse olhar atento, que enxerga o infravermelho e o ultravioleta e consegue ver além do espectro visível, você não vai conseguir alcançar o seu resultado. Porque se você faz tudo o que todo mundo faz, se você vê tudo o que todo mundo vê, você é medíocre.

O mesmo se passa com a audição. Você sabia que o seu cachorro, caso você tenha um, ouve mais do que você? Os cachorros têm uma frequência auditiva muita maior que a dos seres humanos. E isso faz com que eles consigam ser mais atentos aos ruídos externos, como, por exemplo, se alguém estiver tentando a sua de sua casa para entrar.

Sendo assim, comece a prestar atenção ao que as pessoas estão falando para você, no tom de voz – se estava mais trêmula ou mais contínua.

Comecei este texto citando uma frase do livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, não à toa. O mundo em que vivemos hoje é um mundo cego, porque ele é repleto de informações, ou seja, tem demasiadas muitas cores. E quando você está no meio de muitas cores, você enxerga tudo branco – é o caleidoscópio. É o que acontece com a nossa mente: no final do dia, ela fica branca, limpa.

Por isso, é importante que você retenha os detalhes e preste atenção àquilo que as pessoas não prestam atenção. Lembre-se daquela mentalidade do agente secreto que, quando entra num determinado local, repara em tudo o que está no ambiente, para estar preparado para o quer que aconteça.

Portanto, tenha mais atenção àquilo que você vê e àquilo que você ouve, e não preste atenção somente àquilo que é dito e que é mostrado. Perceba aquilo que as pessoas não estão percebendo, porque isso vai deixar você um pouco mais longe na sua percepção, no seu campo de visão e na sua audição. Assim, você conseguirá chegar mais próximo do seu resultado e obviamente trazer mais resultado financeiro para você e para aqueles que estão com você, seja na sua vida, seja no seu negócio.

Gostou do artigo? Então confira esse vídeo sobre o assunto:

Se inscreva no Canal do YouTube: bit.ly/DiegoBritoBR

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

Facebook Twitter LinkedIn Google+