Diego Brito
 

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

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Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

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Proposta de valor exemplo: Uber, Airbnb, Facebook, Instagram e YouTube

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proposta de valor exemplos

Você já parou para pensar por que as empresas que mais crescem nos últimos anos não fazem aquilo que deveriam fazer? Sabia que a maior empresa de hospedagem do mundo não tem um hotel sequer? Que a maior empresa de táxis não tem táxis? Que a maior empresa de fotos não tira foto? Que as maiores empresas de conteúdo não produzem conteúdo? Eu estou falando de YouTube, Facebook, Airbnb, Uber e de muitas outras empresas que fazem parte dessa nova economia.

Preguiça de ler? Então assista o vídeo 😛

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Pare e pense um pouquinho: por que é que essas empresas não fazem o que elas deveriam fazer? A resposta é simples: na verdade, elas fazem o que elas deveriam fazer. No entanto, elas fazem o que deveriam fazer hoje, e não com a mentalidade de administração da década de 80, 90 ou do início dos anos 2000. Elas fazem aquilo a que chamamos de proposta de valor e entregam para o seu cliente aquilo que vai fazer diferença para ele, e não uma commodity ou uma prestação de serviço padrão, que seria, por exemplo, oferecer um táxi, produzir conteúdo ou tirar foto.

Então, pense o seguinte: será que, no seu negócio, você não está fazendo alguma atividade ou despendendo o seu tempo em atividades que não fazem sentido do ponto de vista de estratégia de negócios? Se você é dono de um negócio como uma padaria, será que compensa produzir todos os pães e produtos que você comercializa dentro do seu próprio estabelecimento? Será que a sua principal atividade, a sua proposta de valor, não é um atendimento próximo da comunidade? Reflita sobre isso.

Aquelas empresas citadas acima estão no topo da cadeia alimentar quando pensamos em inovação e tecnologia, porque elas acordaram para a economia do novo século. Essa nova economia é muito mais pautada naquilo que você faz, não do ponto de vista óbvio, prático e objetivo, mas sim do ponto de vista intangível, holístico e mais intrínseco à missão da empresa. No caso do Uber, por exemplo, a missão deles não é simplesmente levar uma pessoa de uma esquina à outro, mas fazer com ela economize um tempo e se desloque de forma inteligente.

Empresas como assas possuem missões um pouco mais audaciosas e muito menos objetivas do que as empresas tradicionais. E porque é que elas crescem? Porque elas se focam na atividade fim e não na atividade meio. Neste caso, atividade fim e atividade meio não se referem àquele conceito ultrapassado de desenvolver determinado produto, como um software, por exemplo. Ao contrário, a atividade fim é identificar as necessidades das empresas, mapear essas necessidades e terceirizar a produção desse software que atenda a essa necessidade em outro local.

Para isso, você precisa começar a entender que a atividade fim da sua empresa não é a atividade fim daquilo que parece mais lógico, mas sim daquilo que parece mais próximo da sua proposta de valor. Então, antes da criação do seu negócio, o passo mais importante é você descobrir qual é a sua proposta de valor. Digo “descobrir”, porque muitas empresas são criadas por impulso e vão descobrindo a sua proposta de valor com o passar do tempo.

Eu já dei várias consultorias em que eu perguntava para o dono da empresa qual era a sua proposta de valor e ele não sabia responder ou então respondia com a atividade fim. Por isso, convido você a pensar: o que você faz de mais diferente e especial que faça com que o seu cliente perceba o seu valor, o que não necessariamente precisa ser o seu produto, o seu entregável principal?

Como citei antes, se você tem uma padaria, não necessariamente você precisa fazer o seu pão. O que você precisa é se relacionar com os seus clientes e entregar-lhes uma solução, uma abordagem, um atendimento, um portfólio de produtos que faça sentido para eles e que faça com que eles amem você.

Agora que você já conhece exemplos de proposta de valor, recomendo muito que leia esse artigo de COMO VENDER VALOR.

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

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