Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

Já pensou em ter uma Rede Social na sua empresa?

30361
social-media-marketing

Sim, é isso mesmo. Uma Rede Social que você pode acessar tranquilo(a) sem se preocupar com o chefe fiscalizando, ou melhor, ele adoraria ver você participando desta teia de relacionamentos. Parece utopia mas já é realidade para algumas empresas. Hoje possuir uma Rede Social Corporativa é uma forma de promover a interatividade através do networking interno e da multiplicação da auto-motivação. Não é segredo para ninguém que os brasileiros adoram passar horas a fio em suas redes sociais favoritas como Facebook, Twitter, LinkedIn e por aí vai.

E quais os benefícios de uma empresa implementar uma Rede Social interna? São muitas as possibilidades de se beneficiar, no entanto, o modelo mais simples é funcionar como uma extranet onde é possível promover atividades, eventos, interação e principalmente a comunicação. Uma Rede Social Corporativa é um canal que contribui concomitantemente para diversos departamentos de uma empresa, tais como, recursos humanos e endomarketing.

Empresa que já aposta em Rede Social Corporativa:

No entanto existem aquelas empresas, a esmagadora maioria da área de tecnologia e comunicação, que acompanham mais de perto o poder da Internet aliada as Redes Sociais e que já se beneficiam, como é o caso da Dell – recentemente a empresa anunciou ter faturado US$ 1 milhão com uso do Twitter para divulgar produtos e promoções (fonte).A Rede Social Corporativa é ainda pouco explorada pelas empresas, que em termos de Internet estão sempre com um delay de uns 5 anos para entenderem o que o usuário realmente deseja. Ainda hoje vejo projetos sendo desenvolvidos totalmente 1.0, é a mesma coisa que comprar um vídeo-cassete novinho no Mappin. Não é a toa que existem dúzias de empresas ofertando serviços como “Ajudamos sua empresa a interagir com as Redes Sociais”. O problema não é mais tecnológico, vamos olhar para os números; 97% das empresas brasileiras com mais de 10 funcionários acessam a Internet (fonte cgi.net). As empresas estão cada vez mais presentes na web com seus “web folders” (catálogos de produtos) que ao meu ver é um efeito retardatário da bolha de anos atrás. As empresas precisam entender que a web não é um cabide para sites institucionais e sim uma plataforma de interação.

rede_social_corporativaBom, agora vamos ao que interessa. Se você ficou pensando enquanto lia este post “..bom e como eu implemento uma Rede Social Corporativa na minha empresa?” a resposta é procure uma agência digital com essa expertise, como a (D2B Comunicação). A implementação de uma Rede Social Corporativa pode ser feita de duas maneiras, respectivamente o método de reinventar a roda e o outro de aprimorá-la. O primeiro método é fazer um sistema “do zero”, ou seja, desenvolver uma rede social utilizando uma linguagem dinâmica e um framework atual como Ruby on Rails, PHP (Cake, Symphony…), .Net, Python (Django), o que pode ser um caminho para 5% dos casos. O segundo método acho que é o mais viável para 95% das empresas que pensam em implementar uma Rede Social Corporativa, que é utilizar um CMS Open Source. Para quem não sabe, um CMS Open Source é uma espécie de sistema pronto para ser utilizado e está disponível gratuitamente, no entanto, ele possui um visual padrão mas que pode ser customizado para atender a sua necessidade de uso.

Agora que você já sabe que utilizar um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) gratuito (Open Source) é uma ótima maneira de implementar uma Rede Social Corporativa vou listar abaixo algumas das ferramentas disponíveis:

CMS para Social Network baseado no WordPress

Buddy Press – CMS baseado no WordPress

CMS para Social Network baseado no Joomla

Joomla Social – CMS baseado no Joomla

Elgg - CMS para Social Network

Elgg – CMS para Social Network

Pligg - CMS inspirado no famoso Digg

Pligg – CMS inspirado no famoso Digg

As ferramentas listadas acima com alguma customização podem tornar-se o seu “Facebook interno”, não dei uma sugestão para Twitter interno pois já existe uma bem bacana que é o Yammer, e que você pode utilizá-la a partir do seu site oficial.

Também existe uma outra forma de iniciar uma Rede Social Corporativa rapidamente que é utilizando o Ning – site conhecido por abrigar Redes Sociais conhecidas.

Existe um leque de possibilidades ao implementar uma Rede Social Corporativa na sua empresa. Sua empresa pode se beneficiar, por exemplo: com networking interno, com multiplicação do conhecimento,  estímulo para pró-atividade coletiva, integração, divulgação de memorandos, promoção de eventos, concursos, organização dos dados, listar dados pessoais, conhecer melhor as pessoas da empresa, são “n” possibilidades.

O custo de implementação também depende muito da complexibilidade da customização que será necessária. Procure uma agência digital para lhe auxiliar na implementação de sua Rede Social Corporativa e descubra o que o poder das Redes Sociais pode fazer por sua empresa.

Navegue pelas categorias na lateral direita do Blog e leia mais sobre assuntos referentes a redes sociais, marketing digital e tecnologia, Obrigado pela visita 😉

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

Facebook Twitter LinkedIn  



6 Comments
  • affordablle car ins in Philadelphia
    10 de maio de 2017 at 11:50
    Your comment is awaiting moderation.

    I’m not quite sure how to say this; you made it extremely easy for me!

    Responder
  • online kredit kredit ändern
    12 de fevereiro de 2017 at 15:13
    Your comment is awaiting moderation.

    Rob makes some great music, and I agree, he's the perfect person for a Halloween scare. It scares me just to look at him. He's a scary guy, at least from a distance.Brian Garvin

    Responder
  • zinsrechner bank kredit
    7 de fevereiro de 2017 at 13:15
    Your comment is awaiting moderation.

    The Singapore Sling looks like an absolute dream. For over 3 years I’ve been using my oversized handbag (which I had pre-pregnancy) as a baby bag. With my little number 2 man now here I’m resorting to leaving the house with 3-4 bags. How I wish for the day that it’s just one!

    Responder
  • http://www./
    29 de janeiro de 2017 at 4:10
    Your comment is awaiting moderation.

    Hey! I realize this is sort of off-topic but I had to ask. Does operating a well-established blog such as yours take a lot of work? I am brand new to writing a blog but I do write in my diary every day. I’d like to start a blog so I can share my experience and views online. Please let me know if you have any recommendations or tips for brand new aspiring blog owners. Appreciate it!

    Responder
  • www.bv-xa.com
    22 de maio de 2016 at 17:36
    Your comment is awaiting moderation.

    É… Eu nem sempre fui um acometedor do dedo desde sucesso bastante menos período comensal para participar desde mega
    eventos e palestras a Empreendedorismo Do dedo e também
    Web Marketing porquê sou o dia de hoje.

    Responder
  • Redes Sociais Corporativas
    9 de outubro de 2012 at 15:31

    Sem dúvida muito tempo é investido na navegação de redes sociais no cotidiano. Adotar o mesmo comportamento no âmbito corporativo é admitir a evolução do processo comunicacional.

    Um trecho bem interessante do artigo é a parte em que o autor destaca a importância do entendimento da interatividade da web: ‘web não é um cabide para sites institucionais e sim uma plataforma de interação’.

    Aposto na plataforma como ferramenta de comunicação corporativa por atender às necessidades de colaboradores e instituições.

    Se por um lado o colaborador pode sentir-se mais único personalizando seu perfil, colaborando e interagindo com os demais, por outro, a empresa tem facilidade em fortalecer os valores da empresa, além de aumentar as chances de sucesso na hora de fomentar o espírito de equipe.

    Responder
  • Aline
    23 de agosto de 2012 at 8:19

    Parabéns pelo artigo. Sempre acompanho as notícias de seu blog. Segue uma dica de outro site com artigos sobre o tema. http://www.suarede.com.br/blog/

    Responder
  • fabricio
    26 de junho de 2012 at 12:46

    Pessoal, existe uma solução boa e barata: http://www.blocs.com.br

    Responder
  • Rafa marques
    23 de agosto de 2011 at 6:14

    Fernanda, por favor, me envie detalhes da SuaRede por email. Gostei da proposta deles, alem de ser algo 100% nacional. Aqui na empresa iremos implantar para 800 funcionários. Obrigado pela ajuda!

    Responder
  • Nassar
    6 de junho de 2011 at 17:39

    Muito interessante seu artigo. Na empresa em que trabalho estamos utilizando uma solução nacional chamada SuaRede (www.suarede.com.br).

    Responder
  • DISLEI
    22 de julho de 2009 at 20:28

    ESSA POSTAGEM ME AJUDOU DEMAIS, PROCUREI MUITO ALGUMA FERRAMENTA ASSIM COMO O CMS OPEN … VOU TRABALHAR NELE NO MEU TCC
    MUITO BOM …ATÉ MAIS.

    Responder

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>