Diego Brito
 

Diego Brito

Empreendedor, publicitário, palestrante e professor. Há 17 anos no mercado, fundador de diversas agências de marketing digital e propaganda, atualmente CEO na General Marketing.

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Teoria do Oceano Azul e Oceano Vermelho

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Teoria do Oceano Azul e Oceano Vermelho

Você conhece a teoria do oceano azul e oceano vermelho? É uma estratégia bem interessante, porque é aquela onde você não tem um negócio que dependa de uma concorrência desgarrada pelo produto e pelo cliente. Pelo contrário, é a estratégia onde você tem o domínio e a ocupação do território sem se preocupar tanto com todos os concorrentes.

Portanto, a estratégia do oceano azul é aquela em que você vai conseguir colocar a sua empresa num patamar de diferenciação. Se você não está no oceano azul, significa que você está no oceano vermelho, ou seja, você está no prejuízo e tem uma concorrência forte. Para estar no oceano azul, você tem que pensar em como você pode diferenciar a sua empresa ou o seu negócio para que ele esteja num nível diferente dos outros e num território só ocupado por você.

Um bom exemplo disso foi a expansão portuguesa nos séculos XV e XVI, que foi um negócio que explorou muito bem esse oceano azul, tendo alcançado vários territórios pelo mundo afora, basicamente sem concorrentes. E como é que você pode fazer o mesmo pela sua empresa ou negócio e colocar o seu produto e o seu mercado aos seus pés?

Essa pergunta é que vai fazer com que você tenha uma empresa que se diferencie das outras, não só por uma marca engraçadinha ou pela quantidade de propaganda que você faz, mas sim pela sua estratégia empresarial que tenha como objetivo não apenas oferecer um produto que satisfaça a necessidade latente do cliente, mas que domine o território. E essa dominância vai ser possível a partir do momento em que você refletir sobre aquilo que você pode fazer que o mercado e as outras empresas não estão fazendo.

Tudo isso sempre reduzindo custos. Porque empresas que têm custos altos são empresas que estão indo para o buraco. Não se esqueça de que estamos vivendo uma crise danada no Brasil e que as empresas têm que repensar as suas estratégias de custo e o seu modelo de negócio.

Portanto, como você pode colocar a sua empresa num patamar de diferenciação e ocupar todo o oceano azul, todo o território, para que você não seja mais um nesse oceano vermelho, brigando por preço e por um pedacinho de espaço? Lembre-se que você não precisa tirar o espaço do outro para que ele seja só seu. Afinal, sempre há novos mercados para serem explorados e nichos que estão carentes.

Mas também não estou dizendo para você criar um produto de “ultra-nicho” para pessoas “hipsters”. Eu estou dizendo para você criar um produto, um serviço, uma oferta para seu mercado que seja único e diferenciado e que vá levar valor para o coração do seu cliente, para que ele sinta na pele o que é ser atendido pela sua marca. Não fique só no marketing e na propaganda. O compromisso da sua empresa deve ser a entrega final da proposta de valor.

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