Nos últimos dias tive a oportunidade de visitar alguns importantes eventos de comunicação que ocorreram esse ano. Estou me referindo ao Proxxima, CILIC, EMMBRASIL e 13º Encontro Locaweb. E algumas coisas soaram de forma uníssona, como sendo as principais tendências na área de Marketing Digital e TI. No entanto, me perguntei por algumas vezes qual a relevância desse discurso todo para a grande massa, ou melhor, o Mainstream? E esse foi o norte para que eu começasse a escrever o post que você está lendo.
As Redes Sociais são a última bolachinha do pacote?
De forma otimista: criaram um universo de colaboração e interatividade jamais visto antes. Empresas que prestarem a atenção nisso certamente irão reinventar a forma de lidar com pesquisa e desenvolvimento. Cases interessantes já foram desenvolvidos e provam como é possível se beneficiar dessa via de mão dupla. E hoje, como nunca antes visto, é possível as marcas focarem seus esforços na construção do consumidor engajado, isso mesmo. O consumidor engajado advoga pela sua marca, multiplica e divulga com entusiasmo de forma espontânea, esse cliente é o filet mignon que todo e bom marqueteiro quer abocanhar.
De forma pessimista: ao meu ver as redes sociais são uma pedra no sapato das empresas. Foi a partir delas que a comunicação deixou de ser uma via de mão única e passou a ser realmente um terreno de conversa e de troca. E é uma pedra no sapato pois é mais fácil para uma marca deter o controle de sua comunicação do que estar a mercê da achincalhação pública. Sendo assim, cabe as empresas se antenarem para essa realidade monitorando as redes sociais e produzindo conteúdo relevante. Alguns profissionais da área de marketing digital falam de redes sociais com bastante empolgação eu, sinceramente, prefiro lidar com o tema com maior frieza e sou adepto da opinião que é necessário manter uma política de transparência, prestação de contas, diálogo e relevância para com o seu público. Ou seja, considero que redes sociais são super legais pois democratizaram a comunicação dando voz ao cliente, no entanto, conferiram um queixo de vidro as empresas que devem se atentar ao tema com seriedade.
Tecnologias e tendências
No momento temos algumas tecnologias que se destacam pois de alguma maneira começaram a ganhar público. Me refiro a realidade aumentada, tablets, cloud computing, monitores 3D que segundo o Gartner Hype Cycle prometem de 2 a 5 anos serem adotadas pela grande massa. Veja o gráfico abaixo:
Mobilidade é o futuro
Nunca antes tivemos a possibilidade de estarmos conectados quase que o tempo todo. Os dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks, etc.) formam uma nova realidade de interação e conexão, onde não mais importa o dispositivo, mas sim, o fato de estar sempre “on”. Com esse advento não só a barreira do espaço foi quebrada, mas também, a da exclusão. Pois hoje cada vez mais a tecnologia tornou-se acessível a todos possibilitando a inclusão de milhares de pessoas que a poucos anos atrás eram analfabetos digitais. O Japão, por exemplo, já superou o acesso a internet pelos computadores desktop através do acesso pelo celular. Por outro lado, no Brasil, 82% dos aparelhos habilitados são pré-pagos (conforme relatório da Anatel em março de 2011). E vale mencionar que hoje existem 210,5 milhões de linhas contra 198 milhões de habitantes no país, ou seja, tem mais celular que gente. E esse mercado não para de crescer, veja uma matéria que saiu no Jornal Propaganda & Marketing em 25/04/2011:
E o Mainstream?
Essa pergunta é tão sensata quanto insana, diga-se de passagem. Ou no português claro: e o povão? Esse tipo de reflexão se dá ao passo que nós das áreas de comunicação e tecnologia temos a tendência de ver o mundo sob o nosso ponto de vista. Nesse nosso mundo, TODO mundo tem conta no facebook, possui um smatphone, usa o twitter e quer ganhar um iPAD, não é verdade? Mas esquecemos que o Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes, sendo que as classes menos favorecidas são a regra e não a exceção. A classe “C”, ou melhor, a Nova Classe Média brasileira representa 50% do consumo de banda larga hoje (conforme dados do Data Popular). E o que eles buscam? Segundo pesquisas de comportamento o nosso povo está buscando I-N-C-L-U-S-Ã-O. O mainstream quer ser reconhecido, ouvido, fazer parte. Por isso, acredito que Redes Sociais, Tecnologias e Mobilidade fazem mais sentido quando pensamos em “nível Brasil” do que como tens bradejado muitos entusiastas early adopters.
É isso pessoal, fiquem livres para comentar abaixo!