Quando você pensa em publicidade, pensa no termo do inglês, chamado Publicity. E quando pensa em propaganda, vem do inglês Advertising. Qual é diferença desses dois termos? Publicidade é quando alguém fala de você. Então, pensa o seguinte: você apareceu em alguma mídia, por exemplo, na TV ou jornal, canal de comunicação. E fizeram isso de forma espontânea. Então, ele te fez publicidade. Agora, se apareceu em algum canal, fazendo pagamento para aparecer, por exemplo, com um comercial, um anúncio na revista, jornal, algo assim, você fez propaganda. Porque é toda vez que você paga para falarem de você. Então, recapitulando. Propaganda, você paga. Publicidade, “teoricamente”, é gratuito. Por quê? Quando você tem uma assessoria de imprensa, funciona assim: você paga um assessor de imprensa, que divulga alguns press releases para a mídia. Que são textos falando do seu serviço, empresa, produto ou marca. E com isso, você consegue mídia espontânea; seja na TV, jornal ou Web. Sendo que o trabalho de assessoria de imprensa pode ser considerado como publicidade. Pois, por mais que você pague para o assessor de imprensa, isso não é considerado propaganda. Porque os veículos, “teoricamente”, falam de você, de forma espontânea.
O que é o marketing? É toda vez que você pensa em satisfazer as necessidades latentes do consumidor. Essa é a definição de Philip Kotler. Agora, se você pensar em Peter Drucker, que é um dos papas da administração, ele fala o seguinte: marketing é o resultado de tudo o que você faz, dentro dessa indústria e do mercado capitalista. Então, toda vez que você propõe a oferecer alguma solução para o mercado, você faz marketing.
Já propaganda, podemos entendê-la do ponto de vista da ideia. A origem da palavra vem do latim propagare. Que foi utilizado muito na religião católica, como o termo que tinha a ver com a propagação da fé. Então, propaganda vem mais da questão ideológica. E publicidade, mercadológica. Porén, ambos fazem contexto dentro do universo do marketing. Que é entender como as coisas se relacionam, como as pessoas são e divulgar produtos, mercadorias e ideias para a sociedade. É muito famoso os quatro P’s do marketing, criado por Philip Kotler: produto, promoção, preço e praça. Quando você equaliza essas quatro variáveis, você faz marketing. Que produto ou serviço vai vender? Que tipo de oferta fará para o cliente? Qual será o preço? Em qual lugar vai divulgar? Então, toda vez que pensou em vender, seja um brigadeiro, roupa, guitarra usada, está fazendo marketing. Porque você terá de pensar nessas perguntas: o que, quando, como, de que forma vai vender. Então, assim, você entende o core do marketing.
E se você procurar no dicionário, a Diferença de Publicidade e Propaganda e Marketing, vai ver que publicidade e propaganda são sinônimos. Mas está errado! Então, isso foi por conta de uma tradução errada do termo. No Brasil, nas décadas de 50, 60, 70, quando começaram as agências de comunicação, elas eram chamadas de agência de publicidade. Porque a publicidade era tido como tudo aquilo que você faz em termos de divulgação de uma empresa. Mas, a maioria dessas agências não são de publicidade, são de propaganda. Daí que vem o erro. Você acha que publicidade é propaganda. Isso acontece até no universo das empresas. Se você quiser abrir uma empresa, hoje, uma agência, não conseguirá abrir uma agência de propaganda. Porque não tem CNAE no IBGE, que é o órgão competente por enquadrar a categoria para a abertura de empresas, que faz com que você possa classificar sua empresa como agência de propaganda. Só tem para agência de publicidade. Então, vê a confusão de onde vem.
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