Não reinvente a roda! Eu estava conversando com um amigo meu sobre uma campanha que ele tinha, a qual estava dando supercerto e que já rodava havia três anos. Bem empolgado, ele me disse que iria implementar a técnica “xpto”, utilizar determinado gatilho e inovar no seu funil de vendas. Achei estranho, porque ia tudo muito bem e não havia necessidade de mudar… O resultado, depois das mudanças, foi uma redução de 50% na conversão de vendas!
O que isso significa? Às vezes, perdemos tempo desnecessário querendo reinventar a roda daquilo que está funcionando, quando, na verdade, muitas vezes no marketing, no empreendedorismo e até mesmo na vida, nem tudo tem uma explicação pragmática para o fato de estar dando certo ou errado. Simplesmente dá certo ou dá errado. Por isso, é importante parar e analisar se vale a pena mudar.
Às vezes, você tem uma estratégia que funciona sem saber exatamente a razão pela qual ela funciona. A verdade é que, se resulta, não deve acabar com ela. No entanto, nada impede que você faça uma estratégia concorrente, mas mantenha a que está dando certo, fazendo aquilo a que chamamos “teste AB”.
O teste AB é bem comum no marketing digital e é basicamente colocar duas coisas para concorrer: duas estratégias, dois layouts, dois e-mails marketing, duas campanhas no Facebook, no Google… enfim. A partir disso, vemos qual é que dá mais resultado. Obviamente esse meu amigo não fez isso, e deu tudo errado.
É muito importante a aprender com a inteligência coletiva, pois é algo que pode ajudar muito você a poupar na hora de reinventar a roda. Imagine se todo o bebê, quando nascesse, tivesse que vivenciar toda a evolução humana desde o tempo das cavernas até os dias atuais? Não existe uma vida que dure tanto tempo!
Porque eu estou falando disso? Porque, para nós, é fundamental absorver o conhecimento e aprender com o conhecimento que vem de outras gerações. Se você está numa empresa, e nela tem algo que está dando certo, não é recomendável fazer alterações, porque pode dar errado. E por que dá errado? Porque alguém já se dedicou a aprimorar o negócio e já passou por todas as épocas e fases necessárias para deixar aquilo no ponto certo.
Por isso, toda a vez que você questionar e quiser mudar alguma coisa, pense se você está reinventando a roda ou se está fazendo só para satisfazer a sua vontade de inovação. E toda vez que você estiver com vontade de inovar, pegue um projeto que demande inovação porque não está dando resultado. Agora, pegar num negócio que está dando resultado e querer inovar, isso de fato não é muito inteligente!
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