Sim, é isso mesmo. Uma Rede Social que você pode acessar tranquilo(a) sem se preocupar com o chefe fiscalizando, ou melhor, ele adoraria ver você participando desta teia de relacionamentos. Parece utopia mas já é realidade para algumas empresas. Hoje possuir uma Rede Social Corporativa é uma forma de promover a interatividade através do networking interno e da multiplicação da auto-motivação. Não é segredo para ninguém que os brasileiros adoram passar horas a fio em suas redes sociais favoritas como Facebook, Twitter, LinkedIn e por aí vai.
E quais os benefícios de uma empresa implementar uma Rede Social interna? São muitas as possibilidades de se beneficiar, no entanto, o modelo mais simples é funcionar como uma extranet onde é possível promover atividades, eventos, interação e principalmente a comunicação. Uma Rede Social Corporativa é um canal que contribui concomitantemente para diversos departamentos de uma empresa, tais como, recursos humanos e endomarketing.
Empresa que já aposta em Rede Social Corporativa:
No entanto existem aquelas empresas, a esmagadora maioria da área de tecnologia e comunicação, que acompanham mais de perto o poder da Internet aliada as Redes Sociais e que já se beneficiam, como é o caso da Dell – recentemente a empresa anunciou ter faturado US$ 1 milhão com uso do Twitter para divulgar produtos e promoções (fonte).A Rede Social Corporativa é ainda pouco explorada pelas empresas, que em termos de Internet estão sempre com um delay de uns 5 anos para entenderem o que o usuário realmente deseja. Ainda hoje vejo projetos sendo desenvolvidos totalmente 1.0, é a mesma coisa que comprar um vídeo-cassete novinho no Mappin. Não é a toa que existem dúzias de empresas ofertando serviços como “Ajudamos sua empresa a interagir com as Redes Sociais”. O problema não é mais tecnológico, vamos olhar para os números; 97% das empresas brasileiras com mais de 10 funcionários acessam a Internet (fonte cgi.net). As empresas estão cada vez mais presentes na web com seus “web folders” (catálogos de produtos) que ao meu ver é um efeito retardatário da bolha de anos atrás. As empresas precisam entender que a web não é um cabide para sites institucionais e sim uma plataforma de interação.
Bom, agora vamos ao que interessa. Se você ficou pensando enquanto lia este post “..bom e como eu implemento uma Rede Social Corporativa na minha empresa?” a resposta é procure uma agência digital com essa expertise, como a (D2B Comunicação). A implementação de uma Rede Social Corporativa pode ser feita de duas maneiras, respectivamente o método de reinventar a roda e o outro de aprimorá-la. O primeiro método é fazer um sistema “do zero”, ou seja, desenvolver uma rede social utilizando uma linguagem dinâmica e um framework atual como Ruby on Rails, PHP (Cake, Symphony…), .Net, Python (Django), o que pode ser um caminho para 5% dos casos. O segundo método acho que é o mais viável para 95% das empresas que pensam em implementar uma Rede Social Corporativa, que é utilizar um CMS Open Source. Para quem não sabe, um CMS Open Source é uma espécie de sistema pronto para ser utilizado e está disponível gratuitamente, no entanto, ele possui um visual padrão mas que pode ser customizado para atender a sua necessidade de uso.
Agora que você já sabe que utilizar um Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) gratuito (Open Source) é uma ótima maneira de implementar uma Rede Social Corporativa vou listar abaixo algumas das ferramentas disponíveis:
As ferramentas listadas acima com alguma customização podem tornar-se o seu “Facebook interno”, não dei uma sugestão para Twitter interno pois já existe uma bem bacana que é o Yammer, e que você pode utilizá-la a partir do seu site oficial.
Também existe uma outra forma de iniciar uma Rede Social Corporativa rapidamente que é utilizando o Ning – site conhecido por abrigar Redes Sociais conhecidas.
Existe um leque de possibilidades ao implementar uma Rede Social Corporativa na sua empresa. Sua empresa pode se beneficiar, por exemplo: com networking interno, com multiplicação do conhecimento, estímulo para pró-atividade coletiva, integração, divulgação de memorandos, promoção de eventos, concursos, organização dos dados, listar dados pessoais, conhecer melhor as pessoas da empresa, são “n” possibilidades.
O custo de implementação também depende muito da complexibilidade da customização que será necessária. Procure uma agência digital para lhe auxiliar na implementação de sua Rede Social Corporativa e descubra o que o poder das Redes Sociais pode fazer por sua empresa.
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